29.8 C
Los Angeles
domingo, setembro 27, 2026

Theatro da Paz: do ouro da borracha ao patrimônio da humanidade — 148 anos de história no coração de Belém

EntretenimentoArtesTheatro da Paz: do ouro da borracha ao patrimônio da humanidade — 148 anos de história no coração de Belém

Antes de ostentar aquela pavulagem toda de avenidas cheias de mangueiras e palacetes dignos de “Paris n’América”, Belém era bem diferente e cheia de cicatrizes urbanas. Bem ali onde hoje fica a Praça da República, o cenário era meio escroto. Em 1756, deu um surto de varíola que fez muita gente levar o farelo, forçando a galera a improvisar um cemitério na marra no bairro da Campina. Quando a doença finalmente escafedeu-se, o governo meteu um armazém de pólvora no lugar, batizando a área de Largo da Pólvora. Axí credo, quem diria que daquela terra sombria ia brotar o maior símbolo cultural da Amazônia!

Naquela Belém mais antiga, antes da borracha deixar os barões buiados, o caboco que queria ver uma peça teatral tava na roça. O único palco disponível era o Teatro Providência, um casarão improvisado lá no Largo das Mercês, que era muito palha e vivia dando prego. Quando o talentoso músico paraense Henrique Eulálio Gurjão, que era um cara muito cabeça, voltou da Itália em 1861 trazendo na mala a ópera Idalia, logo viram que o teatrinho era piquixito demais pra uma montagem que era só o creme mano.

image criada com ia

Mas aí o jogo virou, di rocha. Com a descoberta da vulcanização e a corrida pela seringueira, começou a entrar um dinheiro discunforme e a elite dos seringalistas ficou cheia de bossalidade. Essa galera controlava o porto e queria porque queria erguer um teatro tebudo e monumental para mostrar ao mundo que a Amazônia era civilizada e europeizada. O Theatro da Paz seria a prova cravada em pedra de que a riqueza estava rolando de bubuia, justificando a entrada da província no capitalismo global.

Só que, te orienta, essa prosperidade toda carregava muita malineza nas costas. A grana pesada que encomendava lustres parisienses e mármore italiano saía do suor de quem estava sofrendo mais que cachorro de feira nos seringais. Nordestinos, indígenas e ribeirinhos viviam submetidos a um sistema de aviamento quase escravo no meio da mata. Na própria capital, enquanto o centro ganhava calçamento e luz, os ex-escravizados e os trabalhadores braçais tiveram que pegar o beco para os alagados e beiradas da cidade. O Theatro da Paz acabou sendo construído por uma elite e para a elite, botando um muro intransponível entre a cultura oficial de fora e as manifestações pai d’égua do povo que vivia nas ruas.

O processo de erguer o Theatro da Paz foi um verdadeiro furdunço, cheio de drama do começo ao fim. As conversas e a autorização para a obra rolaram lá por 1863, mas o negócio quase deu prego e parou nas limitações de grana e de técnica da província. Foi só no dia 3 de março de 1869 que o bispo Dom Antônio de Macedo Costa foi até lá botar a pedra fundamental da construção. Égua, de primeira, o nome do lugar era Theatro Nossa Senhora da Paz, um apelo devocional e político pra ver se encerrava de vez a Guerra do Paraguai, um conflito que tava deixando a juventude e os cofres do Império na roça. Quando a guerra finalmente acabou, tiraram a parte religiosa e ficou só Theatro da Paz, di rocha.

Para tocar essa obra maceta, o governo chamou um engenheiro militar lá de Pernambuco, chamado José Tibúrcio Pereira de Magalhães. O cara era pulso e tinha um currículo pai d’égua, já que tinha trampado na famosa reconstrução do Teatro de Santa Isabel, lá no Recife. O projeto dele pra Belém era inspirado no neoclassicismo, com uma simetria no capricho, colunas tebudas e um frontão que era só o creme mano.

Só que, te orienta, a chegada desse forasteiro deixou os profissionais daqui mordidos e cheios de pavulagem. A galera da Repartição de Obras Públicas do Pará, liderada por um tal de José Coelho da Gama e Abreu, começou uma campanha implacável, uma verdadeira malinagem pra boicotar o pernambucano. O bafafá saiu dos gabinetes e foi parar no meio da rua, com os engenheiros locais chamando o desenho do Tibúrcio de “monstrengo” e “caixotão”, na maior gaiatice.

image criada com IA

Em março de 1869, os caras de Belém meteram um parecer técnico exigindo doze alterações no projeto original, querendo alargar o espaço entre as colunas, fazer escadaria redonda, botar caixa acústica e, o que mais doeu no Tibúrcio: diminuir o tamanho das colunas da frente. Acuado e não querendo que a obra fosse pro beleléu, Tibúrcio aceitou a maioria das chatices, mas fincou o pé na defesa das colunas grandonas, batendo no peito que elas eram a alma do teatro. No fim das contas, o presidente da província viu que o pernambucano tava safo nessa história e deixou ele manter a lindeza monumental do pórtico original. Tá selado!

A execução da obra foi um verdadeiro furdunço que só agravou as brigas e escancarou a bandalheira entre o setor público e a iniciativa privada. No começo, o português João Fernandes era quem tava no comando de erguer aquele projeto tebudo, mas a supervisão acabou caindo no colo do engenheiro Antônio Augusto Calandrini de Chermont. Acontece que o esquema de licitações do Império era muito palha, pois favorecia quem cobrasse menos, espremendo o lucro dos construtores e gerando umas rivalidades de dar gastura.

Em 1874, a treta atingiu o ápice e foi parar nas páginas dos jornais locais, como O Liberal do Pará e o Diário de Belém. Os opositores políticos e empreiteiros rivais, tipo Augusto Michel Andreossy, resolveram cagoetar o João Fernandes, espalhando a potoca de que ele pagava 10% de propina pros ex-presidentes da província. A linguagem usada nas matérias era pesada e cheia de malineza: chamavam o construtor de “miserável”, “cão”, “desgraçado”, “monstro” e “energúmeno”. Mas o português não era de levar pisa calado e contra-atacava publicamente, chamando a cambada de engenheiros de “assassinos”, “leprosos” e “salteadores fugidos das galés”.

No meio desse clima escroto, a obra deu prego várias vezes. O governo provincial chegou a recusar partes inteiras do prédio, metendo o migué de falhas técnicas, enquanto processos judiciais paralisavam os pagamentos. Por causa de toda essa pavulagem, vaidades feridas e brigas partidárias, o sonho da casa de ópera ficou na roça e arrastou-se por quase uma década, atrasando a inauguração e deixando a burguesia gomífera bufando de impaciência. Égua não!

image gerada com IA

 

Conflitos na Construção (1869-1874) Impacto no Theatro da Paz Referência Documental
Ciúme Corporativo Engenheiros locais forçam 12 alterações no projeto de José Tibúrcio (arquibancadas, escadas, frontão). Arquivos Provinciais / Oswaldo Coimbra16
Disputas de Empreiteiros Atrasos na entrega de materiais e recusa do governo em aceitar etapas concluídas da obra. Ofícios da Repartição de Obras Públicas8
Ataques na Imprensa Clima político hostil difamando a obra como um “logro escandaloso” e um “barracão de trastes”. O Liberal do Pará e Diário de Belém

[cite: 8, 16]

Depois de uma gestação marcada por muito furdunço e confusões intermináveis, o Theatro da Paz finalmente abriu as portas pra galera. A inauguração rolou no dia 15 de fevereiro de 1878, e foi o evento social mais pai-d’égua e maceta da história do Grão-Pará até aquela época. A expectativa do povo era tanta que o Largo da Pólvora recebeu uma iluminação especial só pra dar conta de um engarrafamento de carruagens que parecia até potoca. A alta sociedade, que tava buiada na grana da borracha, foi em peso, ostentando muita pavulagem. Os cabocos metidos a europeus vestiam veludo, casacas, luvas e joias de fora, mas te conto: deviam estar sentindo uma gastura terrível, porque aguentar o calor úmido e sufocante do nosso inverno com aquela roupa toda era de dar passamento.

Aí tu pensa que a primeira obra a ecoar no palco foi uma ópera chique, né? Mas quando! O primeiro espetáculo foi o drama francês As Duas Órfãs. Quem tomou de conta da apresentação foi a Empresa Dramática do pernambucano Vicente Pontes de Oliveira, que dominou as temporadas iniciais. Antes da peça começar, rolou um momento cívico muito firme: o maestro maranhense Francisco Libânio Colás regeu a orquestra tocando o Hino Nacional e a “Marcha Gram-Pará”, feita por ele mesmo em homenagem ao povo paraense, tudo isso enquanto os fogos estouravam do lado de fora. Tava selado o início de uma nova era.

No dia seguinte, o jornal O Liberal do Pará rasgou seda na resenha, dizendo que o teatro e a apresentação tinham sido só o creme mano. Porém, os historiadores de hoje, que são gente muito cabeça como Roseane Silveira de Souza e Vicente Salles, avisam que imaginar aquele luxo todo já em 1878 é meio que um migué. O povo confunde as épocas. A verdade di rocha é que, naquela noite, o Theatro da Paz era quase todo pintado de branco, sem as folhas de ouro e os lustres parisienses. Pra não matar ninguém de calor, as cadeiras da plateia não eram de veludo, mas de palhinha mesmo. A iluminação ainda era no bico de gás, o que deixava o clima super abafado, sendo aliviado só por um ventilador tebudo bem no meio do teto. O luxo palaciano ainda tava piquixito, e o teatro só ia ficar porrudo de opulento algumas décadas mais tarde.

image criada com IA

O Esplendor da Belle Époque no Theatro da Paz: Muito Luxo e Pavulagem

Se a inauguração do Theatro da Paz foi meio simples, os anos que vieram em seguida cuidaram de deixar o lugar maceta e cheio de pavulagem pra todo lado. Entre o final do século XIX e a primeira década do século XX, Belém vivia o auge da economia da borracha e a galera tava toda buiada. A cidade passou por umas reformas higienistas e estéticas pai-d’égua, ganhando eletricidade, avenidas calçadas, bondes elétricos e o famoso Bosque Rodrigues Alves. No meio dessa euforia toda de quem nasceu com o cu virado pra Lua, o Theatro da Paz virou o centro cultural da Amazônia e um dos palcos internacionais mais só o filé da época.

As temporadas de ópera que os seringalistas bancavam eram porrudas. O teatro começou a receber companhias da Itália, França e Espanha, que passavam um tempão por aqui antes de irem pro Rio de Janeiro ou pra Buenos Aires. Era montagem tebuda de Verdi e Puccini que não acabava mais, com cenários gringos e coros gigantes. O saguão do teatro virou a passarela da elite metida a merda; era lá que os barões fechavam negócio de látex e acordos políticos bebendo champanhe francês, só na maciota.

Mas, te orienta, esse luxo todinho era um projeto de exclusão, di rocha. A elite queria uma Belém purificada, sem as nossas raízes caboclas e afro-indígenas. O ingresso pros setores nobres — como as frisas, camarotes e a plateia — era uma verdadeira facada, impossível pra esmagadora maioria do povo que vivia na roça. Quando os trabalhadores e pequenos comerciantes conseguiam entrar, eram jogados lá pro “Paraíso”, a parte mais alta e desconfortável da sala, que ficava lá na caixa prego. Tinha até uma entrada separada na lateral pra garantir que o povo não se misturasse com os bacanas no saguão de mármore. Uma verdadeira malineza!

Essa distância toda entre o nosso povo e o teatro rendeu até história de livro, sem potoca. No romance Chove nos Campos de Cachoeira (1941), do escritor Dalcídio Jurandir, a gente vê o luxo pelo olhar dos mais humildes. O personagem Alfredo, um curumim lá do Marajó, imaginava Belém pelas histórias da vizinha Rosália, que vivia se gabando de ter sido camareira no Theatro da Paz e arrumado as atrizes chiques. Pros marajoaras, essa história parecia que ela tava querendo aplicar na mente deles, porque era quase impossível alguém da classe dela pisar nas entranhas do maior teatro do Norte. Para o caboclo, o Theatro da Paz era tipo uma entidade mítica e flutuante; a gente olhava de longe, encabulado. Égua, da história daora da nossa terra!

image gerada com IA

O Theatro da Paz ficou tão maceta que seu eco cruzou o oceano e atraiu uma galera de fora que era lenda nas artes. O maestro paulista Carlos Gomes, que já tinha feito um sucesso pai d’égua na Itália com a ópera Il Guarany, era um ídolo venerado por aqui. Em 1882, quando a economia da borracha deixava a elite toda buiada, ele veio a Belém e regeu a orquestra, deixando o povo pagando e fazendo uma apresentação que foi só o creme mano.

Em 1896, o destino trouxe o cara de volta, mas num clima muito palha. O governador Lauro Sodré chamou o maestro pra assumir o Conservatório de Música, e a chegada dele causou um furdunço tão grande que até os políticos rivais pararam com a rumpança só pra receber o gênio nacional. O problema é que o maestro já tava muito mofino e despombalecido por causa de um câncer na língua e tuberculose. Mesmo abrigado numa casa bacana lá na Rua Quintino Bocaiúva, o bicho tava dando passamento de dor o tempo todo, sofrendo mais que cachorro de feira. A cidade ficou de mutuca no Theatro e arredores, tocando as músicas dele direto como vigília. Sem ver o irmão chegar, ele murmurou suas últimas palavras e levou o farelo no dia 16 de setembro de 1896, deixando Belém inteira jururu de tanto luto.

Dando um estirão até 1918, no meio dos horrores da Primeira Guerra Mundial, muitos artistas tiveram que capar o gato da Europa. Foi assim que a lendária bailarina russa Anna Pavlova aportou bem ali na nossa terra. Ela e uma pudê de bailarinos dos Ballets Russes ocuparam o palco do Theatro. A mulher dançou a coreografia A Morte do Cisne de um jeito tão daora que deixou a plateia encabulada. Di rocha, mesmo com o ciclo da borracha despencando, a casa ainda recebia gente tebuda de todo o planeta.

Para coroar nossa raiz, não dá pra esquecer do maestro paraense Waldemar Henrique. O caboco era escovado demais: deixou de lado aquelas partituras só de europeu e trouxe o som profundo da nossa floresta pra música erudita, compondo lendas sonoras como Tamba-Tajá e Uirapuru. Ele era tão apegado ao monumento que não só virou o diretor artístico, como foi se amalocar de vez lá dentro, morando no teatro e virando o guardião da memória do lugar. Tá selado!

image gerada com gerada com IA

Os segredos da arquitetura do Theatro da Paz

Égua da lindeza que é o Theatro da Paz, mano! Aquele casarão lá no centro de Belém é só o creme da arquitetura, uma mistura pai d’égua do estilo europeu com a nossa riqueza amazônica. Caboco que entra lá fica pagando com tanta lindeza, e quem acha que conhece tudo daquele lugar, espia só os segredos que ele esconde.

Saguão e o Pórtico de responsa Logo de cara, a frente do Theatro impõe respeito, mas tu sabias que antes de 1904 tinham sete colunas ali? Pois é, em 1902 deu bug, a estrutura cedeu e o frontão deu uma esbandalhada. A prefeitura teve que meter a mão e indireitar a parada, recuando a fachada e deixando só seis colunas pra ficar de rocha e bem simétrico. Lá no topo, botaram uns medalhões de Poesia, Dança, Tragédia e Música, junto com o brasão de armas do Pará. Quando tu entras, o Salão Nobre é buiado de chique, cheio de espelho francês de cristal que amplia tudo, com umas colunas de ferro que vieram lá da gringa, da Inglaterra. E pra completar a pavulagem, tem os bustos de mármore de Carrara do José de Alencar, Gonçalves Dias, Carlos Gomes e do nosso conterrâneo Henrique Gurjão. Tá cheiroso um negócio desse, né?

A malandragem do som Agora, aplica na mente esse detalhe: a acústica lá de dentro é firmeza total, no formato de ferradura pra imitar o Teatro de Milão. Mas o segredo de verdade não veio da Europa, foi invenção nossa! O chão lá é um mosaico maceta feito de tábuas de acapu e pau-amarelo em cima de umas caixas de ressonância no porão. Pra colar essa madeira toda, os caras não usaram prego de metal não, porque ia enferrujar com o nosso clima, dar prego e estragar o som. Eles usaram o “grude” da gurijuba! Tiraram a bexiga desse peixe nosso, secaram ao sol e fizeram uma cola natural que é dura na queda, não trinca e acompanha a dilatação da madeira no calor. Por isso que quando o músico toca, o som vai sem embaçamento e reverbera purinho até lá na caixa prego.

Arte que levou o farelo e depois ressuscitou E as pinturas? O pernambucano Chrispim do Amaral desenrolou o pano de boca grandão, a Alegoria da República, em 1890. Já o teto grandão onde fica o lustre foi obra do italiano Domenico De Angelis. O cara meteu a cara e misturou deuses greco-romanos com os nossos tapuios no meio da mata. Só que, lá pros anos 1930, caiu um pau d’água discunforme, deu infiltração e o teto de gesso esbandalhou de vez. A obra original levou o farelo. A tristeza durou até 1960, quando chamaram o Armando Balloni pra indireitar o teto e repintar tudo, no suor pra resgatar as cores e os desenhos que o De Angelis tinha feito. Hoje o bicho tá lá, selado e intacto de novo. Se tu não foste lá ainda, te orienta, bora logo espiar essa maravilha!

Elemento Arquitetônico / Artístico Origem ou Material Assinatura ou Execução
Formato da Sala Inspirado no Teatro alla Scala (Itália)13 José Tibúrcio de Magalhães
Colunas / Ferragens Ferro fundido importado da Inglaterra Fundição W. MacFarlane14
Piso da Plateia Acapu, Pau-Amarelo e cola orgânica de Gurijuba14 Artífices locais (técnica cabocla/indígena)
Pano de Boca Óleo sobre tela (Alegoria da República, 1890)8 Chrispim do Amaral
Pintura do Teto (Plafond) Deuses mitológicos na floresta amazônica15 Domenico De Angelis (original) / Armando Balloni (restauro em 1960)13

O Theatro da Paz ficou tão maceta que seu eco cruzou o oceano e atraiu uma galera de fora que era lenda nas artes. O maestro paulista Carlos Gomes, que já tinha feito um sucesso pai d’égua na Itália com a ópera Il Guarany, era um ídolo venerado por aqui. Em 1882, quando a economia da borracha deixava a elite toda buiada, ele veio a Belém e regeu a orquestra, deixando o povo pagando e fazendo uma apresentação que foi só o creme mano.

Em 1896, o destino trouxe o cara de volta, mas num clima muito palha. O governador Lauro Sodré chamou o maestro pra assumir o Conservatório de Música, e a chegada dele causou um furdunço tão grande que até os políticos rivais pararam com a rumpança só pra receber o gênio nacional. O problema é que o maestro já tava muito mofino e despombalecido por causa de um câncer na língua e tuberculose. Mesmo abrigado numa casa bacana lá na Rua Quintino Bocaiúva, o bicho tava dando passamento de dor o tempo todo, sofrendo mais que cachorro de feira. A cidade ficou de mutuca no Theatro e arredores, tocando as músicas dele direto como vigília. Sem ver o irmão chegar, ele murmurou suas últimas palavras e levou o farelo no dia 16 de setembro de 1896, deixando Belém inteira jururu de tanto luto.

Dando um estirão até 1918, no meio dos horrores da Primeira Guerra Mundial, muitos artistas tiveram que capar o gato da Europa. Foi assim que a lendária bailarina russa Anna Pavlova aportou bem ali na nossa terra. Ela e uma pudê de bailarinos dos Ballets Russes ocuparam o palco do Theatro. A mulher dançou a coreografia A Morte do Cisne de um jeito tão daora que deixou a plateia encabulada. Di rocha, mesmo com o ciclo da borracha despencando, a casa ainda recebia gente tebuda de todo o planeta.

Para coroar nossa raiz, não dá pra esquecer do maestro paraense Waldemar Henrique. O caboco era escovado demais: deixou de lado aquelas partituras só de europeu e trouxe o som profundo da nossa floresta pra música erudita, compondo lendas sonoras como Tamba-Tajá e Uirapuru. Ele era tão apegado ao monumento que não só virou o diretor artístico, como foi se amalocar de vez lá dentro, morando no teatro e virando o guardião da memória do lugar. Tá selado!

image gerada com IA

O perrengue, a guaribada e o renascimento do Theatro da Paz

Égua, mano! A partir de 1912, a coisa ficou feia pra Belém com a concorrência da borracha da Ásia, e o Theatro da Paz quase levou o farelo, se dando muito mal na história. A grana da burguesia secou de vez, os gringos das companhias europeias pararam de vir e a suntuosa casa de ópera ficou na roça, lisa e sem grana pra se manter. Sem temporada de shows, o silêncio tomou conta do lugar. Pra piorar, a falta de manutenção deixou a lindeza neoclássica no meio do tempo, sofrendo com umidade, cupins e muito pau d’água, aquelas chuvas intensas da nossa região. O clima tropical começou a esbandalhar a estrutura, quebrando e destruindo a arquitetura aos poucos.

Mas o casarão provou que é duro na queda, difícil de ser derrotado e derrubado. O prédio só sobreviveu nesses 148 anos porque o governo interveio. As primeiras guaribadas macetas — obras gigantes e grandiosas — aconteceram na virada pro século XX. Entre 1887 e 1890, o foco foi a decoração interna. Depois, de 1904 a 1905, o intendente Antônio Lemos e o governador Augusto Montenegro meteram a mão na massa. O frontão tava dando prego, rachado e ameaçando quebrar, aí eles recuaram a fachada e tiraram uma coluna, deixando só seis. Além disso, botaram luz elétrica, mármore e espelhos pra todo lado. Ficou só o creme mano, uma seleção do que existe de melhor! Foi essa reforma que escondeu as falhas da fundação original e deixou o teatro cheio de pavulagem, ostentando toda aquela riqueza que a gente vê hoje.

Porém, olha já, a época de maior perrengue e abandono veio no meio do século XX. Lá pros anos 1930, o teto do foyer e da plateia desabou, dando o maior passamento na galera, mostrando o perigo real de perder o monumento. A salvação só foi chegar em 21 de junho de 1963, quando o governo federal, pelo IPHAN, oficializou o tombamento. Aí ficou selado e confirmado! Essa lei de proteção barrou qualquer nó cego ou pessoa sem noção de fazer mutilações na estrutura, obrigando o Estado a liberar verba pra cuidar da conservação.

Graças a isso, nos anos 1970, o Theatro ganhou um restauro pai d’égua, com um serviço excelente. As madeiras podres do assoalho foram trocadas, mantendo a sabedoria cabocla de usar a resina da gurijuba, os lustres foram refeitos e a fachada voltou a brilhar. Toda essa arrumação preparou o palco pro centenário em 1978. Foi um renascimento di rocha, pra valer! Naquele ano mágico, o Projeto Pixinguinha abriu as pesadas portas do prédio pra galera e pro povo, democratizando o espaço para quem antes era impedido de subir as escadarias. O teatro se encheu com os maiores artistas da Música Popular Brasileira. Tá safo, a história de resistência desse lugar é o bicho, espetacular!

image gerada com IA

O Theatro da Paz bombando nos séculos XX e XXI

Égua, mano! Lá pro final do século XX, a galera viu que aquele modelo antigo de só alugar o casarão pra artista de fora tava muito palha e não ia durar. Tiveram que dar uma indireitada radical na gestão do Theatro da Paz, porque o lugar tinha que dar seus pulos e produzir a própria arte. Essa ideia virou realidade em 1996, quando ficou selada a criação oficial da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). Gerida só por cabocos nossos, de muito talento, e sempre buscando melhorar, a orquestra virou a espinha dorsal da música clássica aqui no Norte.

Lá em 2011, o maestro paraense Miguel Campos Neto assumiu a peitada e, sob a regência dele, a OSTP ficou só o filé! Em 2017, os caras tocaram a ópera Don Giovanni, do Mozart, de um jeito tão maceta que a revista Concerto elegeu o grupo como a melhor orquestra sinfônica do Brasil, desbancando o pessoal metido a besta do Sul e Sudeste. O jubileu de 30 anos da orquestra, agora em janeiro de 2026, foi um furdunço apoteótico com a cantora Fafá de Belém, confirmando que a orquestra é o bicho para o nosso estado.

E nem te conto! O sucesso da orquestra fez nascer, em 2002, o Festival de Ópera do Theatro da Paz. Muito mais do que só espetáculo de pavulagem, o festival deu uma forra pra nossa gente, fomentando toda uma cadeia de trabalho e formando maquinistas, iluminadores, cenógrafos, coristas e solistas vocais tudo aqui pelo Pará mesmo.

Olha já, agora no ano de 2026, comemoraram a 25ª edição do Festival, e foi chibata! Eles largaram de mão aquele negócio de copiar o passado da Europa e valorizaram fundo a nossa cultura e os perrengues amazônicos. Teve estreia mundial como Os Heróis, do compositor Meneleu Campos, Cobra Norato e a fortíssima Amazônia Motirô, que usou a ópera pra lançar um grito de alerta contra a galera nó cega que polui nossos rios. O teatro deixou de ser uma parada antiga pra virar uma usina de pensamento ecológico e cultura de vanguarda, di rocha!

Pra passar a régua: essas iniciativas de democratização aproximaram os belenenses do prédio de uma vez por todas. Com ingresso rapidola frequentemente a R$ 2,00, dia de visita de graça e projeto pras cunhantãs e pros curumins das escolas, hoje os netos e bisnetos daquele povo que antes só podia ficar espiando da rua entram no saguão e se sentem em casa.

image gerada com IA

9. O reconhecimento mundial em 2026

O amadurecimento cultural e a preservação rigorosa do monumento pavimentaram o caminho para a mais alta consagração internacional que uma edificação histórica pode receber. Na madrugada de 27 de julho de 2026, durante a 48ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), sediada em Busan, na Coreia do Sul, o mundo chancelou o que o povo do Norte já sabia: os palcos amazônicos são únicos65.

A candidatura diplomática, liderada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com os governos do Pará e do Amazonas e o Ministério das Relações Exteriores, uniu forças de forma brilhante68. Apresentada sob o dossiê conjunto intitulado “Teatros da Amazônia”, a proposta englobou o Theatro da Paz (Belém, 1878) e o Teatro Amazonas (Manaus, 1896) como um bem cultural seriado, possuidor de valor universal excepcional64. O Comitê da UNESCO julgou favoravelmente a argumentação do Brasil de que esses monumentos documentam um momento crucial da história humana: o impacto vertiginoso do capitalismo mercantil através do ciclo global da borracha, materializado em uma arquitetura cosmopolita incrustada no tecido da maior floresta equatorial do mundo70.

O dossiê ressaltou a hibridização genial da técnica europeia com os insumos tropicais (como o mosaico de madeiras coladas com peixe) e enfatizou que ambos os teatros não são relíquias mortas, mas complexos culturais vibrantes e produtivos, mantendo coros, orquestras e festivais que retroalimentam a economia criativa local64.

Com a inserção na seleta lista global, os Teatros da Amazônia tornaram-se o 26º sítio reconhecido no Brasil (sendo o 16º de categoria cultural) e o primeiríssimo patrimônio cultural mundial da Região Norte do país71. Esse título outorga imenso prestígio internacional, elevando Belém e Manaus ao topo das rotas globais de turismo histórico. Simultaneamente, o título impõe gravosos compromissos: o Estado brasileiro está internacionalmente obrigado a manter padrões de excelência na conservação estrutural, no combate às intempéries climáticas, na atualização preventiva da gestão de riscos (incêndios, degradação urbana) e, sobretudo, na garantia de orçamento contínuo para sustentar a arte viva que habita os teatros70.

 

Dados da Inscrição UNESCO Detalhamento Técnico
Identificação do Bem “Teatros da Amazônia” (Bem Cultural Seriado)64
Componentes Theatro da Paz (Belém, PA) e Teatro Amazonas (Manaus, AM)64
Data e Local de Aprovação 27 de julho de 2026, 48ª Sessão do Comitê, Busan (Coreia do Sul)66
Posição Nacional 26º Sítio do Patrimônio Mundial no Brasil71
Entidades Articuladoras IPHAN, MinC, Secult-PA, SEC-AM, MRE70

10. O Theatro da Paz hoje e seu futuro

Sob os holofotes de ser um novel Patrimônio da Humanidade no ano de 2026, o Theatro da Paz transcendeu a condição de teatro de ópera para converter-se em uma plataforma central dos debates sobre o futuro da civilização. Essa vocação para o protagonismo global já se tornara cristalina um ano antes, em novembro de 2025, quando Belém sediou a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30. Durante o evento, o suntuoso salão neoclássico tornou-se a caixa de ressonância dos apelos diplomáticos em defesa da floresta77. Na agenda da conferência, a arte serviu à diplomacia: artistas reverenciados, como Ney Matogrosso e Lenine, realizaram concertos beneficentes grandiosos no Theatro da Paz, revertendo fundos para a preservação do Pantanal, em um gesto de solidariedade interbiomas79.

No dia a dia de 2026, os desafios administrativos correm paralelamente à glória do título da UNESCO. Conservar pinturas afrescadas, ferros fundidos britânicos e mármores de Carrara em um ambiente equatorial demanda investimentos milionários, sistemas de refrigeração impecáveis e restauradores de plantão. Além do fator físico, a sustentabilidade humana é um flanco exposto: os músicos e coristas, responsáveis por injetar alma nos palcos, dependem do cumprimento de verbas públicas para que orquestras como a OSTP não percam seus talentos e não sofram ameaças de sucateamento55.

Nas manhãs contemporâneas da Praça da República, a escadaria monumental já não pertence à exclusividade daqueles vestidos em seda importada. Ela recebe grupos de escolares, turistas estrangeiros de câmeras em punho e trabalhadores que cruzam o centro da cidade. As visitas guiadas, gratuitas em dias específicos e ofertadas a preços populares no resto da semana, são meticulosamente roteirizadas para explicar desde o teto místico de Domenico De Angelis até as complexidades acústicas construídas por braços anônimos de carpinteiros paraenses15.

Um monumento que nasceu regado pela fortuna predatória da borracha, projetado como uma âncora de segregação espacial entre a civilização importada e a suposta “barbárie” da floresta, subverteu a sua própria razão de ser8. Ele o fez resistindo ao tempo e às crises. O papel do Theatro da Paz no século XXI é ser a suprema contradição e o maior trunfo identitário do Pará: provar que a Amazônia pode não apenas abrigar, mas fagocitar o que há de mais refinado na arte mundial, transformando-o através da sua própria resina e talento, entregando à humanidade não um pedaço da Europa perdida nos trópicos, mas uma joia puramente, dolorosamente e orgulhosamente amazônica.

Cronologia Histórica

 

Ano Fato Histórico
1863 Autorização do governo provincial para o início dos estudos do projeto arquitetônico do teatro2.
1869 O bispo Dom Antônio de Macedo Costa lança a pedra fundamental em 3 de março. O engenheiro José Tibúrcio enfrenta boicotes e é forçado a realizar doze modificações estruturais11.
1874 Disputas contratuais e agressões políticas entre empreiteiros e o governo marcam as manchetes dos jornais locais (O Liberal do Pará), atrasando o andamento das obras16.
1878 Inauguração oficial no dia 15 de fevereiro com o drama francês As Duas Órfãs da Companhia Vicente Pontes de Oliveira. O local ainda contava com cadeiras de palhinha e pintura branca2.
1882 O maestro brasileiro Antônio Carlos Gomes conduz a abertura da sua mundialmente aclamada ópera O Guarani2.
1887-1890 Primeira grande reforma adicionando requinte interno. O pintor Chrispim do Amaral inaugura o pano de boca Alegoria da República (1890) e Domenico De Angelis produz o plafond (teto)8.
1896 O já doente Carlos Gomes retorna a Belém para liderar o Conservatório de Música. Ocorre seu trágico falecimento no dia 16 de setembro, causando comoção em toda a província14.
1904-1905 O governador Augusto Montenegro e o intendente Antônio Lemos comandam intervenção estrutural após rachaduras no frontão. A colunata da fachada é recuada e reduzida de sete para seis pilastras8.
1918 A célebre bailarina russa Anna Pavlova apresenta A Morte do Cisne, lotando o teatro na esteira de sua fuga dos reflexos da Primeira Guerra Mundial2.
1930 (déc.) Ocorre o desabamento do teto central devido a infiltrações agressivas, destruindo irremediavelmente a grandiosa pintura original do italiano Domenico De Angelis13.
1960 O artista ítalo-brasileiro Armando Balloni realiza a repintura da abóbada (plafond), tentando resgatar o conceito mitológico clássico-amazônico projetado oitenta anos antes13.
1963 Assinatura do tombamento oficial federal em 21 de junho, garantindo a proteção do prédio pelo IPHAN como um teatro-monumento14.
1978 Em ano de comemorações do seu primeiro Centenário (100 anos), o prédio totalmente restaurado torna-se palco inclusivo ao sediar memoráveis apresentações de MPB pelo Projeto Pixinguinha51.
1996 Criação institucional da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), assegurando a produção da música clássica através de artistas da terra1.
2002 Nasce a primeira edição do Festival de Ópera do Theatro da Paz, projeto voltado à autossuficiência e qualificação de profissionais de ópera na Amazônia58.
2017 A revista “Concerto” elege a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, comandada pelo maestro Miguel Campos Neto, como o melhor agrupamento clássico do Brasil no ano54.
2025 Theatro abriga intensa agenda oficial da diplomacia cultural para o clima, recebendo delegações globais e grandes espetáculos sustentáveis paralelos à COP3077.
2026 Acontecem os concertos comemorativos dos 30 Anos da OSTP (em janeiro) e a realização de gala da 25ª edição do Festival de Ópera (em maio/junho) apresentando estreias contemporâneas57.
2026 (Julho) Em Busan (Coreia do Sul), a UNESCO oficializa e ratifica os “Teatros da Amazônia” como Patrimônio Mundial Cultural, honraria dividida entre Belém e Manaus66.

Referências citadas

  1. Theatro da Paz – Wikipédia, a enciclopédia livre, https://pt.wikipedia.org/wiki/Theatro_da_Paz
  2. O Theatro da Paz, em Belém do Pará, inaugurado em 15 de, https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?p=35177
  3. PATRIMÔNIO PERDIDO. Nos tempos em Teatro Providência, http://belemantiga.blogspot.com/2014/10/patrimonio-perdido-nos-tempos-em-teatro.html
  4. O ALVORECER DA ÓPERA ITALIANA NO BRASIL ROMÂNTICO E, https://rbmus.abmus.net.br/index.php/seer/article/download/16/17/65
  5. Theatro da Paz: Já é patrimônio nosso, agora pode ser mundial!, https://diariodopara.com.br/para/theatro-da-paz-ja-e-patrimonio-nosso-agora-pode-ser-mundial/
  6. A ATRIZ E EMPRESÁRIA MANUELLA LUCCI (LISBOA – 18, https://ojs.portalabrace.org/ojs/abrace/article/download/5321/5321-Texto%20do%20artigo-15565-2-10-20220104.pdf
  7. O baú do Gurjão: a descoberta do primeiro ato da ópera Idalia de, https://musicabrasilis.org.br/pt-br/artigos/o-bau-do-gurjao-descoberta-do-primeiro-ato-da-opera-idalia-de-henrique-gurjao/
  8. Teatro da Paz: histórias invisíveis em Belém do grão-Pará – SciELO, https://www.scielo.br/j/anaismp/a/mGgyrKFZTxxmx5NpjHyCFcv/?format=html&lang=pt&ilang=es
  9. HISTÓRIAS DA GENTE BRASILEIRA – VOL 3 – Mary Del Priore, https://pdfcoffee.com/historias-da-gente-brasileira-vol-3-republica-1889-1950-mary-del-priore-pdf-free.html
  10. Belém e o Mercado Ver-o-Peso – História com Gosto, https://www.historiacomgosto.com.br/2011/08/mercados-do-mundo-ver-o-peso-belem.html
  11. Theatro da Paz – Guia das Artes, https://www.guiadasartes.com.br/para/belem/theatro-da-paz
  12. Belém | Brasiliana Fotográfica, https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?tag=belem
  13. Theatro da Paz Belém: História, Preços, Vagas, Endereço, https://www.encontrabelem.com.br/sobre/theatro-da-paz-belem
  14. Inaugurado o Theatro da Paz, em Belém, Pará – Ensinar História, https://ensinarhistoria.com.br/linha-do-tempo/inaugurado-o-theatro-da-paz-em-belem-para/
  15. Theatro da Paz em Belém do Pará – Cidade e Cultura, https://www.cidadeecultura.com/theatro-da-paz-em-belem-do-para/
  16. “Miserável!”, “Desgraçado!”, “Cão!”, “Monstro!” – Ver-o-Fato, https://ver-o-fato.com.br/miseravel-desgracado-cao-monstro-as-agressoes-na-construcao-do-teatro-da-paz/
  17. Monumento à República : [Theatro] da Paz – IBGE | Biblioteca, https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo?id=42506&view=detalhes
  18. Theatro da Paz, em Belém: música e história – 360meridianos, https://www.360meridianos.com/theatro-da-paz-belem/
  19. Fotos históricas: Theatro da Paz e Praça da República em Belém, https://expresso222.com.br/expresso-norte/theatro-da-paz-praca-da-republica-artes-belem/
  20. Belém 408 anos: população recebe Palácio Antônio Lemos, https://www.oliberal.com/belem/belem-408-anos-populacao-recebe-palacio-antonio-lemos-restaurado-no-aniversario-da-capital-paraense-1.765721
  21. a formação de belém enquanto cidade compacta ou confinada: uma, https://periodicos.uff.br/geographia/article/download/51956/33301/198241
  22. Teatro da Paz: histórias invisíveis em belém do grão-Pará1 – SciELO, https://www.scielo.br/j/anaismp/a/mGgyrKFZTxxmx5NpjHyCFcv/?format=pdf&lang=pt
  23. Domenico De Angelis | Brasiliana Fotográfica, https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?tag=domenico-de-angelis
  24. Theatro da Paz torna-se primeiro Patrimônio Mundial da Unesco da, https://www.portalolavodutra.com.br/materias/theatro_da_paz_torna-se_primeiro_patrimonio_mundial_da_unesco_da_regiao_norte
  25. THEATRO DA PAZ – PARÁ – Diário Imperial, http://odiarioimperial.blogspot.com/2018/03/theatro-da-paz-para.html
  26. [Theatro] da Paz : Belém, PA – IBGE | Biblioteca, https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=42465
  27. O Que Fazer em Belém do Pará: Roteiro de 2, 3 e 4 dias, https://ideiasnamala.com/que-fazer-em-belem-do-para/
  28. Theatro da Paz: a arquitetura e o social unidos pela arte, https://revistadesign.com/theatro-da-paz-arquitetura-e-o-social-unidos-pela-arte/
  29. Teatros da Amazônia se tornam Patrimônio Mundial da UNESCO, https://turismo.ig.com.br/2026-07-29/teatros-da-amazonia-se-tornam-patrimonio-mundial-da-unesco.html
  30. História e cultura são destaque em visita guiada no Teatro da Paz, https://diariodopara.com.br/para/historia-e-cultura-sao-destaque-em-visita-guiada-no-teatro-da-paz/
  31. Conheça o Theatro Da Paz, patrimônio histórico e artístico paraense, https://portalamazonia.com/para/conheca-a-historia-do-theatro-da-paz-patrimonio-historico-e-artistico-paraense-que-completa-144-anos/
  32. Fotos históricas: Theatro da Paz e Praça da República em Belém, https://diariodopara.com.br/cotidiano/theatro-da-paz-praca-da-republica-artes-belem/
  33. Theatro da Paz – FIMA – Festival Interativo de Música e Arquitetura, https://www.fima.art.br/theatro-da-paz
  34. “Circuito Carlos Gomes” em Belém é convite ao turismo e a, http://agenciasn.com.br/arquivos/12002
  35. Carlos Gomes – APM – Academia Paraense de Música, https://apm.mus.br/web/component/tags/tag/carlos-gomes.html
  36. Carlos Gomes – Wikipédia, a enciclopédia livre, https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Gomes
  37. Os últimos passos de Carlos Gomes – Correio RAC, https://correio.rac.com.br/os-ultimos-passos-de-carlos-gomes-1.783733
  38. Presença de Carlos Gomes em Belém | PDF | Bibliotecas – Scribd, https://pt.scribd.com/document/634107597/Arraes-JonasMonteiro-D-pdf
  39. Theatro da Paz (1878) – APP-Sindicato, https://appsindicato.org.br/theatro_da_paz/
  40. Depois da Chuva – Theatro da Paz, https://www.theatrodapaz.com.br/informa-es-do-evento-e-registro/depois-da-chuva-2025-12-20-19-30
  41. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE DANÇA, https://www.bdm.ufpa.br/bitstreams/37258473-2fd0-4ed1-af0c-ba05f0532eef/download
  42. Anna Pavlova – Wikipédia, a enciclopédia livre, https://pt.wikipedia.org/wiki/Anna_Pavlova
  43. Waldemar Henrique e Theatro da Paz traduzem na arte a história e, https://www.oliberal.com/cultura/waldemar-henrique-e-theatro-da-paz-traduzem-na-arte-a-historia-e-cultura-da-amazonia-1.1084965
  44. Waldemar Henrique é tema do espetáculo ‘Fiz da vida uma canção’, https://diariodopara.com.br/entretenimento/voce/waldemar-henrique-e-tema-do-espetaculo-fiz-da-vida-uma-cancao/
  45. LENDAS AMAZÔNICAS DE WALDEMAR HENRIQUE, https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7XNHAY/1/dissertacao_isabela_santos_2009.pdf
  46. Tripla celebração no Theatro da Paz – Uruá-Tapera, https://uruatapera.com/tripla-celebracao-no-theatro-da-paz/
  47. Theatro da Paz – Percorrendo a História da Arquitetura de Belém, http://percorrendobelem.blogspot.com/2014/02/theatro-da-paz-thalita-leobas-m.html
  48. VAMOS À VACINA?, https://repositorio.ufpa.br/bitstreams/571c3a97-3976-4ed4-8c8f-fc4db9a5d0c9/download
  49. 2024 | Brasiliana Fotográfica | Página: 5, https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?m=2024&paged=5
  50. (PDF) Turismo, Lazer e Patrimônio EBOOK – ResearchGate, https://www.researchgate.net/publication/387341417_Turismo_Lazer_e_Patrimonio_EBOOK
  51. Theatro da Paz: um presente do passado de Belém em seus 400 anos, https://turismoparaense.blogspot.com/2015/11/theatro-da-paz-um-presente-do-passado.html
  52. Dia da Música Clássica celebra a arte e a força do estilo musical no, https://belem.com.br/noticia/10117/dia-da-musica-classica-celebra-a-arte-e-a-forca-do-estilo-musical-no-para
  53. Orquestra do Theatro da Paz celebra 30 anos com concerto em Belém, https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2026/01/07/orquestra-sinfonica-do-theatro-da-paz-celebra-30-anos-com-concerto-especial-em-belem.ghtml
  54. Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz é destaque nacional em 2017, https://g1.globo.com/pa/para/noticia/orquestra-sinfonica-do-theatro-da-paz-e-destaque-nacional-em-2017.ghtml
  55. Em meio à COP, Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz vive crise e, https://www.concerto.com.br/noticias/politica-cultural/em-meio-cop-orquestra-sinfonica-do-theatro-da-paz-vive-crise-e
  56. OSTP é considerada a melhor orquestra de 2017 no Brasil por, https://apm.mus.br/web/mural/not%C3%ADcias-eventos/31-ostp-%C3%A9-considerada-a-melhor-orquestra-de-2017-no-brasil-por-revista-especializada.html
  57. OSTP comemora 30 anos com concerto histórico no Theatro da Paz, https://belem.com.br/noticia/17546/ostp-comemora-30-anos-com-concerto-historico-no-theatro-da-paz
  58. A história do Theatro da Paz, o teatro que a borracha … – Foyer.Digital, https://foyer.digital/post-historia-do-theatro-da-paz-belem-patrimonio-mundial.html
  59. Ópera inédita de Paulo Coelho, Gilberto Gil e Aldo Brizzi tem estreia, https://www.theatrodapaz.com.br/noticias/%C3%B3pera-in%C3%A9dita-de-paulo-coelho%2C-gilberto-gil-e-aldo-brizzi-tem-estreia-mundial-no-xxiv-festival-de-%C3%B3pera-do-theatro-da-paz
  60. Festival de Ópera do Theatro da Paz estreia com polêmica no Pará, https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2015/08/festival-de-opera-do-theatro-da-paz-estreia-com-polemica-no-para.html
  61. Festival de Ópera do Theatro da Paz celebra 25 anos – G1 – Globo, https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2026/05/08/xxv-festival-de-opera-do-theatro-da-paz-celebra-25-anos-com-estreias-mundiais-e-classicos-em-belem.ghtml
  62. Festival do Theatro da Paz celebra 25 anos com estreia de ópera de, https://www.concerto.com.br/noticias/opera/festival-do-theatro-da-paz-celebra-25-anos-com-estreia-de-opera-de-meneleu-campos
  63. Festival de Ópera do Theatro da Paz 2025 abre programação com, https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/04/06/festival-de-opera-do-theatro-da-paz-2025-abre-programacao-com-estreia-de-cobra-norato.ghtml
  64. É do Brasil! Teatros da Amazônia entram para a lista de Patrimônio, https://www.melhoresdestinos.com.br/teatros-da-amazonia-patrimonio-unesco-2026.html
  65. Teatro Amazonas e Theatro da Paz entram em lista da Unesco, https://portalamazonia.com/cultura/unesco-patrimonia-teatro-theatro/
  66. Em momento histórico registrado durante a 48ª Sessão do Comitê, https://www.facebook.com/bncplay/videos/em-momento-hist%C3%B3rico-registrado-durante-a-48%C2%AA-sess%C3%A3o-do-comit%C3%AA-do-patrim%C3%B4nio-mun/2092267258018793/
  67. CNN Brasil vai a Busan cobrir decisão da UNESCO sobre Teatros, https://jornaldebrasilia.com.br/entretenimento/katia-flavia/cnn-brasil-vai-a-busan-cobrir-decisao-da-unesco-sobre-teatros-da-amazonia/
  68. Teatro Amazonas: título de Patrimônio Mundial da Unesco, https://www.manaus.am.gov.br/noticia/reconhecimento/teatro-amazonas-titulo-patrimonio-mundial-unesco/
  69. Iphan prepara escuta social sobre Teatros da Amazônia, https://portalamazonia.com/cultura/iphan-escuta-teatros-amazonia/
  70. FAQ: Candidatura dos Teatros da Amazônia a Patrimônio Mundial, https://www.gov.br/iphan/pt-br/assuntos/teatros-da-amazonia/faq-candidatura-dos-teatros-da-amazonia-a-patrimonio-mundial-da-unesco?activeAccordion=e1f27b0b-db33-4f1f-81a6-94f0e6b9046f%2C53cac817-6a9f-4fa7-bd8b-aa294c4ab564%2C77a5dc98-69af-43ce-bf32-8a31e2686139%2Cf3d48eb6-234d-46eb-8f37-bedbba288318%2C5da77738-f224-4cba-a14a-34a43ef6db6c%2Ccb7e60d3-f261-4ee3-8f76-40af82d7cdfe%2C4f7735e4-09bd-489c-adde-dff218d75f4f%2Ce01cf9a7-e153-47c8-9918-5f93ab0a2c14
  71. Teatro Amazonas e Theatro da Paz entram para o Patrimônio, https://www.jb.com.br/caderno-b/2026/07/1060424-teatro-amazonas-e-theatro-da-paz-sao-reconhecidos-pela-unesco.html
  72. Teatros da Amazônia são reconhecidos pela Unesco como, https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202607/teatros-da-amazonia-sao-reconhecidos-pela-unesco-como-patrimonio-mundial-cultural
  73. Teatros da Amazônia são reconhecidos como Patrimônio Mundial, https://piauihoje.com/noticias/brasil/teatros-da-amazonia-sao-reconhecidos-como-patrimonio-mundial-pela-unesco-461880.html
  74. Unesco reforça protagonismo do patrimônio amazônico … – CAU/BR, https://caubr.gov.br/unesco-reforca-protagonismo-do-patrimonio-amazonico-com-theatro-da-paz/
  75. O Teatro Amazonas, em Manaus, e o Theatro da Paz, em Belém, https://www.facebook.com/jovempannews/videos/teatro-amazonas-e-theatro-da-paz-ganham-t%C3%ADtulo-de-patrim%C3%B4nio-mundial-da-unesco/4477206169235296/
  76. Unesco declara Teatro Amazonas e Theatro da Paz Patrimônio, https://tvsimbrasil.com.br/pop/noticia/2026/07/27/unesco-teatros-da-amazonia-patrimonio-mundial-teatro-amazonas-theatro-da-paz-1785196800
  77. Confira programações culturais que ocupam pontos turísticos de, https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/11/05/forum-landi-reabre-com-mostras-de-arte-cinema-e-debates-sobre-cidades-amazonicas-e-clima-na-cop30-1.ghtml
  78. COP30: guia cultural apresenta programações que movimentam, https://paranaibamais.com.br/meio-ambiente/belem-vira-capital-do-brasil-com-inicio-da-cop30-e-recebe-programacao-cultural-especial/
  79. Guia da COP 30: Ney Matogrosso e Lenine fazem shows, https://sospantanal.org.br/guia-da-cop-30-ney-matogrosso-e-lenine-fazem-shows-beneficentes-pela-conservacao-do-pantanal/
  80. COP30 transforma Belém em palco musical, com shows de Ney, https://www.folhape.com.br/especiais/cop30-transforma-belem-em-palco-musical-com-shows-de-ney-matogrosso/449196/
  81. Toquinho faz show beneficente com renda para a Amazônia na, https://agenciabelem.com.br/Noticia/247026/Toquinho-faz-show-beneficente-com-renda-para-a-Amazonia-na-COP30

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles

Turn off snow